Lanche para escola: 5 Erros na hora de fazer a lancheira das crianças


Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/guiap629/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3215

Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/guiap629/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3215

Quando o assunto é alimentação infantil, uma das tarefas mais difíceis é preparar um lanche para escola saudável.

Mais um ano letivo terminou e fica aqui uma pergunta para reflexão: como foi a alimentação do seu filho na escola?

Além de exigir um tempo maior de preparação, também é preciso criatividade para variar o cardápio e conquistar o paladar dos baixinhos.

A seguir você vai ver os erros mais comuns na hora de preparar o cardápio de lanches para a escola.

Uma alimentação saudável e nutritiva é muito importante para garantir o desenvolvimento do corpo e da mente de uma criança.

Mas a tarefa de fazer a criança comer bem quando ela está em casa já difícil, sendo supervisionada por você, imagina quando ela está na escola cercada de outros alimentos e guloseimas difíceis de resistir.

A maioria das crianças (ou talvez todas) gosta mesmo de comer biscoitos recheados, chocolate, salgadinhos, batata frita, pão branco com salsicha e tomar refrigerantes.

Coockies

Embora esses alimentos forneçam energia, nutricionalmente são apenas gordura e sal.

E na pressa, na falta de tempo para preparar lanches mais saudáveis ou pelo receio da criança voltar da escola com o lanche todo sem comer, muitos pais preferem continuar montando esse cardápio de lanches para seus filhos.

Veja a seguir 5 erros mais comuns na hora de preparar o lanche da escola de uma criança:

1. Lanche para escola industrializado

Sabemos que o dia a dia dos pais está cada vez mais corrido e na hora de fazer as compras acabam optando pelos lanchinhos mais práticos e rápidos, mas apesar de ser o que a meninada gosta, poucas vezes essas opções práticas são as mais saudáveis.

Alguns minutos a mais para preparar lanches saudáveis para escola trarão grandes resultados no futuro.

2. Obrigar a criança a comer o que não está acostumada

Menina comendo maçã no lanche para escola

Outro grande erro dos pais é colocar no lanche da escola alimentos que a criança raramente come em casa.

Por exemplo, colocar uma fruta todos os dias na lancheira do filho na esperança que ele coma na escola sendo que ele nunca come nenhuma fruta em casa.

Não adianta pensar em cardápio de lanches saudável e rico em nutrientes se em casa seu filho sempre encontra alimentos industrializados e gordurosos com facilidade.

3. Sucos de caixinha

Eles são gostosos, muito práticos e podem ser uma boa opção para fazer o seu filho começar a beber suco.

Na verdade, não é bem assim. Eles são realmente práticos e podem ser gostosos, mas contêm até 80% de água com açúcar e somente 20% de fruta.

Além disso, seja na versão em pó ou líquido, os sucos industrializados não têm vitaminas e sais minerais que as crianças precisam.

A dica é trocá-los por sucos com maior concentração de polpa ou sucos naturais preparados na hora. Água também pode entrar nos lanches para crianças.

4. Não fracionar as porções

É muito comum colocar o pacote inteiro de biscoito recheado na lancheira da criança, mas isso pode acabar fazendo com que ela coma o pacote todo em apenas uma refeição.

Tente colocar porções pequenas dos alimentos para que a criança não coma além do necessário.

5. Não ter alimentos saudáveis em casa

Frutas

Esse é um erro que não está diretamente ligado ao momento de montar o cardápio de lanches, mas é um hábito que afeta diretamente a vontade que seu filho vai ter de comer o lanche saudável que você preparou.

Não vai adiantar muito preparar lanches saudáveis para escola sendo que em casa ela não segue uma alimentação saudável.

As crianças não são bobas. Elas sabem que têm salgadinho no armário e refrigerante na geladeira, então é isso que ela quer que você coloque na lancheira.

Quando isso não acontece ela fica frustrada e acaba não comendo o lanche saudável que você colocou na lancheira.

O incentivo às refeições saudáveis começa dentro do convívio familiar. Assim, seu filho não estranhará as refeições encontradas no lanche da escola.

Se esse for o seu caso comece com um lanche rápido, em casa, colocando alimentos saudáveis que irão entrar na lancheira depois.

Como dever ser a lancheira ideal?

Lancheira

Tente evitar cardápio de lanches com pão branco, suco industrializado, refrigerante, biscoito recheado, queijo amarelo. Existem opções de lanche saudável que você pode fazer em casa e não ocupa muito o seu tempo como:

  • Salada de frutas
  • Gelatina
  • Pão de queijo
  • Bolo de cacau ou de fubá (sabores que contêm menos açúcar)

Experimente também trocar as bolachas recheadas por cookies, biscoitos integrais pelos do tipo água e sal.

A lancheira ideal deve conter basicamente:

  • Pão com massa integral (que possui fibras e mais vitaminas)
  • Queijo branco (lanche natural)
  • Iogurte
  • Frutas
  • Suco natural
  • Bolacha de água e sal

Crianças com hábitos alimentares saudáveis tornam-se adultos com saúde e melhor qualidade de vida.

Não podemos esquecer também que as crianças podem levar seus lanches para escola e lá querer trocar entre os amigos. Então, não adianta radicalizar OK?

Você também comete esses erros com frequência? E agora que você aprendeu a preparar lanches saudáveis para escola, ficou mais fácil montar a lancheira para o seu filho? Deixe um comentário contando como você faz a lancheira no dia a dia ou algumas receitas de lanches saudáveis.

 

Quer aprender um pouco mais sobre a alimentação do seu filho?

RECOMENDO

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*