Leite em pó para bebê (fórmula): O Guia Absolutamente Completo

Leite em pó

Que o leite materno é o alimento mais completo que se tem conhecimento atualmente, muita gente já sabe. Hoje vamos falar de leite em pó, as famosas fórmulas.

Até os 6 meses de idade, o leite é a única fonte de alimentação que uma criança precisa para ficar bem alimentada nutritivamente.

Porém, por diversos motivos individuais, nem sempre é possível manter a amamentação como única fonte de alimento.

É nesse momento que as mamães começam a ter muitas duvidas. O que posso dar para o meu bebê antes dele completar 1 ano? Ele pode tomar leite de vaca? O que são fórmulas infantis?

Vem com a gente que aqui tem um Guia Completo para acabar com as suas dúvidas.

O Leite

Vamos começar com uma importante informação: bebês menores de 1 ano NÃO DEVEM ser alimentadas com leite de vaca, nem mesmo em suas versões de leite em pó.

O leite de vaca é alimento profundamente desequilibrado, que não possui nutrientes suficientes para o bebê.

Entretanto, não é só isso.

Antes dos 12 meses, o trato gastrointestinal ainda não está totalmente desenvolvido e o leite de vaca pode causar diversas alergias e micro-hemorragias intestinais, levando ao desenvolvimento de anemias.

Inclusive, o consumo de leite de vaca é um dos grandes responsáveis pela alta incidência de anemia ferropriva em menores de 2 anos.

Então depois de completar 1 ano, meu filho já pode começar a tomar leite de vaca comum?

O ideal é que você evite dar o leite de vaca até os três anos de idade. Mas, se não for possível, a restrição mesmo deve ocorrer até os 12 meses de vida.

E agora, sabendo disso você vai se perguntar como vai complementar a alimentação do seu bebê. E nós temos a resposta: com fórmula infantil.

 

O que é fórmula infantil?

As fórmulas infantis são composições de leite em pó criadas com a intenção de ser funcionalmente semelhantes ao leite materno.

Claro, que isso não chega a ser totalmente possível, mas são composições enriquecidas de nutrientes importantes para cada fase e com boa facilidade de digestão.

São diversas marcas vendidas em forma de leite em pó, normalmente embaladas em latas. E a forma de usar é bem simples: basta acrescentar medidas do produto à água fervida.

 

Quais são os tipos de fórmulas?

 

 

Existem diferentes composições e fórmulas de leite em pó para bebê, cada uma desenvolvida para suprir as necessidades nutricionais de cada fase ou alguma necessidade especial.

Veja a seguir:

  • Para prematuros

Tem uma formula diferenciada que oferece os nutrientes fundamentais para o bebê prematuro, além de ser modificado para ter uma digestão facilitada. Normalmente é usado como complemento, já que a amamentação também é indispensável nesse período.

  • Fase 1

É a fórmula de leite para recém-nascido, que fornece os nutrientes necessários até os 6 meses de vida. A lactose é o principal carboidrato e a composição possui maior quantidade de micronutrientes (aminoácidos e ferro) e teor proteico mais elevado que o do leite materno.

  • Fase 2

É indicado para os bebês com mais de 6 meses de vida. Possui a composição semelhante ao leite da fase 1, sendo que contem o teor mais alto de ferro.

  • AR ou Antirrefluxo

É especialmente indicado para bebês que sofrem com refluxo gastroesofágico (regurgitação). Possui uma fórmula similar ao leite da fase 1, porém possui milho pré-gelatinizado ou amido de arroz em sua composição. Essas substâncias, quando em contato com a secreção gástrica engrossam um pouco o leite e ajudam a diminuir o refluxo.

  • Fórmulas sem lactose

Indicadas para crianças com intolerância à lactose. E também para o bebê com alguma enfermidade que tem causa diarreia constante, alterando a flora intestinal e diminuindo a produção da enzima responsável por digerir esse carboidrato.

  • HA ou Fórmulas Hipoalergênicas

São formuladas com proteína do soro do leite hidrolisada parcialmente, e recomendadas para as crianças que têm alergia ao leite de vaca no histórico familiar.

  • Fórmulas à base de soja

Outra fórmula indicada para crianças que possuem intolerância à lactose. É recomendado também como substituto alimentar para os bebês (com mais de 6 meses) que possuem alergia à proteína do leite de vaca ou para as famílias que seguem uma dieta vegetariana.

  • Fórmulas diferenciadas

Estão sempre surgindo novas composições criadas para necessidades específicas, como: ingredientes levemente hidrolisados para bebês com cólicas ou fórmulas com mais fibras para constipação intestinal.

IMPORTANTE: a escolha do tipo mais adequado para a alimentação do seu bebê deve ser recomendada por um pediatra.

 

Como conciliar amamentação e leite em pó (fórmula)

Precisamos enfatizar que o leite materno é o leite mais recomendado e também o melhor para os bebês até 2 anos (ou mais), sendo que o aleitamento materno é de extrema importância até, no mínimo 6 meses de vida.

Infelizmente nem sempre é possível manter a amamentação pelo máximo de tempo possível, seja por dificuldades na hora de amamentar, porque o bebê não está crescendo o suficiente, porque a mamãe precisa voltar ao trabalho, etc.

Enfim, existem inúmeras e individuais razões que levam à necessidade de complementar a alimentação com fórmulas infantis.

Isso é bem comum de acontecer e em termos de saúde, não há problema fazer a complementação alimentar com o leite em pó.

Entretanto, independente do motivo para o uso da fórmula infantil, tenha consciência de que o leite materno é o melhor alimento para o seu bebê.

Então, mesmo em pouca quantidade o leite materno é sempre bem saudável e indicado.

Mesmo as fórmulas sendo bem ricas nutricionalmente, elas não contêm componentes imunológicos fornecidos somente pelo leite materno e que protegem o bebê de diversas doenças.

 

Gostou das dicas? Não deixe de compartilhar nosso artigo com outras mamães que podem estar com as mesmas duvidas que você!

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*